Madá News

Dia dos Mortos – Día de los Muertos

por Miriam Torre em 09/09/2016

“A morte de verdade, só acontece quando a pessoa é esquecida na memória”, anônimo.

dm1

Uma experiência de viagem única e interessante no México.  

Para os mexicanos a morte é sinônima de festa, de diversão e de lembrar momentos engraçados. Um enfoque fora do comum para outros lugares do mundo. Esqueça a tristeza e o lado sombrio, no México a cor, a comida e a musica está apenas começando.

Acredita-se que, na morte as almas vão para um lugar melhor, por isso não tem motivo para chorar.  Também, se acredita que durante o dia dos mortos, as almas tem permissão de voltar ao mundo dos vivos para se reencontrar com os vivos.  Por isso, se prepara uma festa cheia de cores, sabores, perfumes e muita musica.   Além do mais para nós, mexicanos, um morto não está morto, a não ser que um dia ninguém mais lembre dele.   

dm2

O Dia dos Mortos é uma das maiores comemorações do país.  Começa no dia 31 de Outubro e vai até o dia 3 de Novembro.  Sendo o dia 02 de Novembro o dia oficial do Dia De Los Muertos.

dm3

As pessoas costumam visitar os cemitérios de dia e também de noite para lembrar um ser querido ou uma celebridade já falecida. Faz parte da tradição colocar flores, preparar as comidas e bebidas prediletas, levar músicos,  montar altares com objetos e fotos da pessoa falecida trazendo assim muito significado, respeito, lembraça e tradição para o dia; Por exemplo,  a velas servem para iluminar o caminho das almas e dos vivos, já as flores de Cempasuchi  criam um ambiente mágico perfumando  todo o ambiente  como  também uma forma de luto.

Você encontrará muitos símbolos e elementos tradicionais como:

As flores de Cempasuchi. Símbolo da festividade e o mais curioso é que as flores só florescem nessa época. Já eram usadas pelos Mayas, indígenas do México Pré-colombiano, como símbolo luto.

dm4

Pão de Morto Pan de Muerto.
Toda família se reúne para compartir esse pão junto com uma xícara de chocolate quente. Sua forma circular simboliza o ciclo da vida e da morte, assim como  os quatro pontos cardiais.  

.

dm5

Caverinhas de Chocolate ou Açúcar  Calaverita de Chocolate o Azúcar

E um costume dar de presente uma caverinha com o nome da pessoa, para lembrar que a morte é doce, e não tem porque ter medo, e que um dia chegará nossa vez.

dm6
dia-de-los-muertos-e-dia-de-festa-no-mexico-norteando-voce1

Em algumas cidades as pessoas se fantasiam como morte e saem pelas ruas para visitar as exposições de altares de mortos. Existem até fazem concursos de fantasias.

dia-de-los-muertos
dm7

Bienvenido al Día de los Muertos en México

Para roteiros personalizados para o Dia dos Mortos no México entre em contato conosco.

Contato

  •   Rua Mourato Coelho, 818,
    Vila Madalena, CEP 05441-040
    São Paulo, Brasil

  •     +55 (11) 2679-7092

  •     contato@vilamadaviagens.com.br

  •     vilamada.viagens

Vila Madá Viagens & Experiências - 2015 Todos os direitos reservados